Related papers
Metodologia de projetos de produto desenvolvida por Baxter (2005
Victor J.Sabino Brandão
Devido à aplicabilidade de sua metodologia e suas técnicas de pesquisa e iniciativas de gerar alternativas que buscam atender as necessidades dos consumidores, Baxter é um autor muito citado no meio acadêmico. Autor do livro Projeto de Produto: Guia Prático para o Design de Novos Produtos, esse post se dedica à fazer um resumo da sua metodologia.
View PDFchevron_right
Estudo de caso de um mobiliário produzido por meio das técnicas de fabricação digital
Pablo Torres
PROJETICA, 2022
O objetivo deste artigo é descrever o processo de fabricação de um mobiliário desenvolvido por intermédio das técnicas de fabricação digital, em específico com a utilização das tecnologias subtrativas CNC, comando numérico computadorizado. Sendo assim, para o desenvolvimento do experimento, foi selecionada uma profissional que possuía experiência no desenvolvimento de mobiliários por meio da técnica estudada. O acompanhamento da fabricação do mobiliário foi feito mediante a observação direta do pesquisador, descrevendo através de textos e registros fotográficos todo o processo de produção do objeto, que ocorreu durante a pandemia causada pelo vírus COVID-19. Para isso, os profissionais envolvidos tiveram que apresentar teste negativo para dar início ao experimento, além de serem checadas as temperaturas corporais e a utilização de máscaras durante a fabricação do produto. Como resultado, obteve-se a análise de um mobiliário, que pode ser usado como banco, mesinha lateral e cadeira, composto por dez peças planas de 15 mm de espessura em compensado naval.
View PDFchevron_right
Marcenaria e fabricação digital aplicadas a mobiliário para Centro Cultural
Felipe Mujica
CONEMAC 2018 - V Congresso de Extensão e a V Mostra de Arte e Cultura, 2018
View PDFchevron_right
METODOLOGIA DE FOCO APLICADA A ATRIBUTOS MERCADOLÓGICOS DA INDÚSTRIA METALÚRGICA
Leonardo Carvalho
View PDFchevron_right
Arte e técnica da marchetaria aplicada no design de mobiliário contemporâneo
Ardalla Z. Vieira
DAT Journal, 2017
A produção de estampas, texturas e relevos por meio do design de superfície tem possibilitado a criação de projetos criativos e ousados, para diferentes segmentos da produção industrial, entre eles o setor moveleiro. A marchetaria é uma técnica de ornamentação de superfícies planas através da criação de desenhos com a aplicação de diferentes materiais, especialmente lâminas de madeira. O presente trabalho tem como objetivo a criação de um padrão de marchetaria a partir de um referencial conceitual e a posterior aplicação na superfície de um móvel. O conceito foi definido a partir da análise da constituição formal das Ruínas de São Miguel da Missões. O móvel desenvolvido foi uma mesa lateral, com a funcionalidade inspirada na estrutura das ruínas. A marchetaria foi feita a partir de módulos geométricos, nas cores vermelho, azul e madeira clara, sendo aplicada em uma das peças da mesa. Aliando uma técnica tradicional, de execução artesanal, com um referencial cultural, obteve-se como ...
View PDFchevron_right
MÉTODO PARAMÉTRICO APLICADO EM DESIGN DE PRODUTOS
Régis Ferroli, Lisiane Librelotto
Revista Produção Online, 2008
Resumo: O método paramétrico para tomada de decisão é utilizado para auxiliar na escolha da melhor alternativa projetual baseando-se em critérios considerados deveres e desejos. Este artigo apresenta uma adaptação do referido método para aplicação em TCCs de cursos de design. O estudo de caso foi realizado no curso de Design Industrial da UNIVALI -Universidade do Vale do Itajaí e o método oriundo deste estudo foi testado no projeto experimental de uma máquina para frigoríficos de abate de aves. Palavras-chaves: design; trabalhos de conclusão de curso; método paramétrico.
View PDFchevron_right
Marcenaria e fabricação digital aplicados a mobiliário infantil
Felipe Mujica
CONEMAC 2018 - V Congresso de Extensão e a V Mostra de Arte e Cultura, 2018
View PDFchevron_right
Kerf bending: técnica de flexão de madeira aplicada ao mobiliário
Ana carolina Gomes
2017
Agradeço primeiramente ao Estado brasileiro por me permitir realizar a graduação no ensino superior de forma gratuita. Aos meus pais que me educaram e apoiaram minhas decisões, e proveram todo o suporte necessário para que eu concluísse minha graduação. Aos professores do departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina pelos ensinamentos repassados, principalmente à minha orientadora Profa. Dra. Regiane Trevisan Pupo pela ajuda, contribuição, incentivo e apoio para que este trabalho fosse concluído. E a todas as outras pessoas que contribuíram de alguma forma para a realização deste trabalho, ajudando em pesquisas, testes, e oferecendo suporte emocional. RESUMO Este projeto apresenta estudos do kerf bending, técnica que consiste na realização de cortes em painéis de madeira para torná-los flexíveis, e a aplicação da técnica em um projeto de móvel para home office para fabricação em makerspaces por meio das tecnologias digitais. O projeto foca na aplicação da técnica utilizando as novas tecnologias de fabricação digital, através de desenhos 2D e 3D que podem ser partilhados na internet via plataformas de compartilhamento com licença CopyLeft.
View PDFchevron_right
Marcenaria e fabricação digital aplicados a mobiliário – uma experiência de extensão universitária
Felipe Mujica
XIV Jornada de Ergonomia da Poli/USP - Trabalhos apresentados, 2018
Método: O aprendizado de modelagem tridimensional, aliado ao uso de fabricação digital e aos conhecimentos de marcenaria, favorece o aprendizado nas áreas de arquitetura, engenharia e design. Este projeto de extensão visa o ensino de métodos e técnicas utilizados na cultura “maker” (mão na massa) para a construção de modelos e móveis de forma prática. Por meio da imersão em um problema real para a oferta de soluções que atendam às necessidades dos usuários futuros, este projeto oferece a vivência das diversas etapas que constituem um projeto de design de móveis. Para trabalhar os diversos conteúdos componentes de um projeto, os participantes fizeram levantamento de necessidades, determinaram de parâmetros de conforto e ergonomia, passaram pelas etapas de ideação, planejamento, desenho, criação de modelos virtuais e físicos em escala reduzida, além de produzir de artefatos em escala real (1:1). Com este método de aprendizado/projeto foi possível que os participantes fizessem o design de uma família de móveis e artefatos para atender às necessidades de uma escola municipal (pública) para crianças e jovens com deficiência auditiva. A escola beneficiada situa-se Zona Norte da Capital Paulista, e o projeto de extensão foi realizado em parceria entre o IFSP e o FAB Lab Livre SP, Unidade CCJ. Resultados: Os participantes do projeto desenvolveram conhecimentos sobre projeto e produção de móveis, com todas as suas fases, além de beneficiar uma escola pública com carência de recursos e necessidades de móveis nas áreas de convívios para atividades de lazer e cultura. Discussões: O método “mão na massa” oferecido neste projeto de extensão possibilitou um aprendizado complementar aos conteúdos teóricos e técnicos ministrados em sala de aula, além do contato de alunos de instituições distintas. Do ponto de vista metodológico, os participantes elaboraram os projetos dos móveis com base em levantamentos de informações por entrevistas e validação do projeto, com a apresentação dos modelos físicos em escala reduzida, sendo um projeto de caráter “consultivo”. Para melhores resultados do ponto de vista do atendimento às necessidades dos usuários, seria interessante que em edições futuras os usuários participassem ativamente das diversas etapas do projeto, inclusive na de montagem dos móveis e artefatos.
View PDFchevron_right
Dinâmica do aglomerado produtivo do setor mobiliário de São Paulo
Hilton Ribeiro
Revista de Economia, 2010
The objective of this article was to make a comparative analysis of socioeconomic indicators between the cities identified as a cluster of the furniture industry and other municipalities in the Sao Paulo State, producing furniture, but not characterized as clusters. The methodology included determining the Locational ratio, to define the two sets of municipalities -of clusters and of nonclusters; the spatial analysis; and the analysis of beta-absolute and conditional convergence of income. The results show that both groups have significant values for the trend of convergence to their respective state between the years 1991 and 2000. The difference in magnitude of these values is given by calculating the speed of convergence and values of half-life. The analysis of changing economic indicators confirmed the difference in the dynamics of the two groups, and the municipalities belonging to the cluster group had a more significant improvement in their indicators in comparison to the other group.
View PDFchevron_right